top of page

Festival literário recebe a escritora Carla Guerson nesta segunda-feira

  • Foto do escritor: Angelo Davanço
    Angelo Davanço
  • 27 de out.
  • 3 min de leitura

Autora de ‘Todo mundo tem mãe, Catarina’ e ‘Ninguém me obedece, muito menos eu’, vem pela primeira vez a Ribeirão Preto para uma conversa sobre literatura e representatividade feminina


ree

O Festival Literário de Primavera da Degustadora de Histórias recebe nesta segunda-feira (27/10), às 19h, a escritora capixaba Carla Guerson, um dos nomes mais atuantes e consistentes da literatura contemporânea produzida por mulheres no Brasil. O encontro, com mediação da escritora e jornalista Ana Wolfe, acontece na livraria A Degustadora de Histórias (rua Garibaldi, 485, Centro, Ribeirão Preto/SP) e faz parte da programação do festival, que segue até o dia 2 de novembro com bate-papos, lançamentos, oficinas e clubes de leitura.


“Acho lindo quando uma livraria de rua organiza um festival literário, é um ato de resistência em tempos em que tudo tende ao digital. Tenho muita curiosidade em conhecer os leitores de Ribeirão Preto, trocar experiências, ouvir o que estão lendo e pensando. Essas conversas sempre me alimentam e acabam voltando para os meus livros de algum modo”, afirma Carla.


Autora de O som do tapa (contos, Ed. Patuá), Fogo de Palha (poesia, Ed. Pedregulho), Todo mundo tem mãe, Catarina (romance, Ed. Reformatório) e Ninguém me obedece, muito menos eu (poesia, Ed. Reformatório), Carla construiu uma trajetória marcada pela sensibilidade e pela coragem de retratar mulheres fora do padrão, atravessadas por ausências, dúvidas e desejos. Seu trabalho tem sido amplamente reconhecido pelo público e pela crítica, figurando entre os mais vendidos e com destaque em prêmios literários nacionais.


“Escrevo sobre mulheres porque é o que conheço de dentro, e também porque sinto que ainda há muito a ser dito sobre o que sentimos, desejamos e suportamos. Não me interessa a mulher ideal, mas aquela que falha, que duvida, que tenta se equilibrar entre o que o mundo espera dela e o que realmente é. Acho que é nesse lugar de imperfeição que mora o que alimenta a minha literatura”, comenta a autora.


Além da produção literária, Carla Guerson é colunista, mediadora de clubes de leitura, autora da newsletter Pra depois, apresentadora do podcast Você, Personagem, e idealizadora do Coletivo Escreviventes, que reúne mais de 600 mulheres escritoras de todo o país.


“Estamos vivendo um momento bom para a literatura produzida por mulheres no Brasil. Nunca se publicou tanto, nem se leu tantas mulheres quanto agora. Mas isso não veio do nada, é resultado de um movimento coletivo, construído na base da escuta, do apoio mútuo e da insistência. E eu tenho a impressão de que não é algo conquistado, estamos ainda em período de afirmação e reafirmação desta conquista”, analisa Carla.


Programação segue até 2 de novembro

Aberto na última sexta-feira (24/10), o Festival Literário de Primavera é uma realização da Degustadora de Histórias Livraria e Editora, em parceria com o Instituto Agir Ambiental e apoio cultural de 60 Minutos Escape (Shopping Santa Úrsula) e Amo Pet Ribeirão. O evento conta com uma série de encontros, lançamentos e oficinas. Após a participação de Carla Guerson, o evento prossegue na quarta-feira (29) com Renata Belmonte, autora de Piscinas russas (Ed. Reformatório), e encerra no dia 2 de novembro com um bate-papo com Luiz Puntel, autor de livros de destaque na coleção Vaga-Lume.


Serviço

Festival Literário de Primavera da Degustadora de Histórias 2025

Data: De 24/10 a 02/11/2025

Local: Livraria A Degustadora de Histórias (rua Garibaldi, 485, Centro, Ribeirão Preto/SP)

Mais informações e inscrições: (16) 99799-0839

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page