Professores usam quadrinhos para ensinar História do Brasil
- há 7 horas
- 2 min de leitura
Mostra aberta a visitas escolares reúne trabalhos de pai e filho que utilizam histórias em quadrinhos e cartuns para tornar o ensino de acontecimentos históricos mais divertido e acessível

Escolas interessadas em oferecer uma experiência diferente de aprendizagem para alunos e professores já podem agendar visitas à exposição “Professores que Desenham, Artistas que Ensinam”, em cartaz na Galeria ADDA, no ShoppingSantaÚrsula. A mostra reúne trabalhos dos educadores e quadrinistas Arnaldo Martinez de Bacco Junior e Arnaldo Martinez de Bacco Neto, pai e filho conhecidos como Os Arnaldos, que utilizam o desenho e os quadrinhos como ferramentas pedagógicas no ensino da História.
O agendamento das visitas pode ser feito pelos perfis no Instagram @adda.arte e @osarnaldos, permitindo que turmas escolares conheçam de perto uma metodologia que alia arte, educação e linguagem visual.
Narrativas acessíveis
Com curadoria da artista plástica Leila Costa Quaglio, a exposição apresenta desenhos, quadrinhos e cartuns que revisitam principalmente temas do Brasil Colonial e do Primeiro Império, transformados em narrativas visuais bem-humoradas e acessíveis. As obras expostas são resultado de uma metodologia desenvolvida pelos Arnaldos ao longo de anos em sala de aula, criada de forma espontânea, mas sustentada por muito estudo e prática pedagógica.
“É uma revisão da história do Brasil feita de maneira mais lúdica, usando a linguagem dos quadrinhos e dos cartuns para tornar o conteúdo mais próximo do aluno”, explica Arnaldo Junior, doutor e mestre em Educação, além de quadrinista, ilustrador, poeta e escritor com diversos textos publicados em materiais didáticos de grandes editoras brasileiras.
Arnaldo Neto, graduado em Administração, História e Pedagogia, atua como professor nas redes pública e particular e também coordena oficinas de quadrinhos e fanzines voltadas à Educação. Segundo ele, a exposição “marca um reencontro criativo entre pai e filho, reunindo produções conjuntas que dialogam diretamente com o trabalho desenvolvido pelos dois em sala de aula”.
A exposição “Professores que Desenham, Artistas que Ensinam” pode ser visitada até 4 de março, na Galeria ADDA, localizada no 1º piso do ShoppingSantaÚrsula, durante o horário de funcionamento do shopping. A entrada é gratuita e a mostra conta com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.
Serviço
Exposição “Professores que Desenham, Artistas que Ensinam”, de Arnaldo Martinez de Bacco Junior e Arnaldo Martinez de Bacco Neto (Os Arnaldos)
Curadoria: Leila Costa Quaglio
Local: Galeria ADDA – 1º piso do ShoppingSantaÚrsula
Visitação gratuita: até 4 de março de 2026
Horário: durante o horário de funcionamento do shopping
Apoio: Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto
Visitas escolares: Escolas interessadas em agendar visitas com professores e alunos podem entrar em contato pelos perfis no Instagram @adda.arte e @osarnaldos

