Alunos de Enfermagem lançam cartilha sobre prevenção ao abuso infantil
- Angelo Davanço

- 9 de out.
- 2 min de leitura
Publicação 'Toque Seguro', desenvolvida por estudantes da Estácio, orienta de forma lúdica crianças, pais e educadores sobre onde é seguro ou não ser tocado

O curso de Enfermagem da Estácio, em Ribeirão Preto, lançou a cartilha “Toque Seguro”, um material educativo desenvolvido por alunos de graduação com o objetivo de conscientizar crianças, pais e educadores sobre a prevenção ao abuso infantil e outros tipos de violência. O material apresenta, de maneira lúdica e ilustrada, quais são as áreas do corpo onde é seguro ou não ser tocado por outra pessoa.
A cartilha será distribuída ao longo do mês de outubro em escolas públicas de Ribeirão Preto, destinada a crianças de 6 a 12 anos. O conteúdo inclui uma página especial para pintura, tornando a atividade mais interativa e atrativa para os estudantes. Além disso, serão realizadas palestras educativas com pequenos grupos de alunos, conduzidas pelos alunos do curso de Enfermagem, com supervisão dos professores, a fim de proporcionar um ambiente de diálogo e aprendizado acessível.
Para ampliar o alcance, o material também será disponibilizado online aos pais e responsáveis, incentivando a participação da família no processo educativo e reforçando a importância do tema em diferentes contextos.
O projeto é de autoria dos alunos Anamaria Vieira Romani, Ana Lívia Souto Esteca, Guilherme Henrique Siqueira Cardoso, Isabelle Deleigo Principessa Baroncello, Margarete Aparecida Lopes Lisboa, Maria Eduarda Ameixoeiro Pereira, Rafaela Gregório, Thainá Rosalina Ferreira e Yasmim Andrade Silva, do curso de Enfermagem da Estácio em Ribeirão Preto, como parte de um projeto de extensão universitária, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Eugenia Firmino Brunello e da Profa. Ma. Suellen Borelli.
As escolas interessadas em receber a visita dos docentes da Estácio para tratar sobre o tema podem entrar em contato pelo telefone (16) 99399-3919 ou pelo e-mail thabata@estacio.br.
O download da cartilha pode ser feito gratuitamente pelo por este link.





Comentários