top of page

Vai comer ou vai embrulhar?

  • 10 de jan.
  • 2 min de leitura


– Embrulha o que sobrou, vou levar pro nosso cachorro ...

– Aqui senhor, aproveitei e coloquei uns ossos bons pra ele roer!


A velha anedota baseada em fatos reais ilustrava o constrangimento de certas pessoas ao pedirem para embalar o que não fora consumido no almoço/jantar. Principalmente em casas

de pasto metidas a besta, o ato de levar para casa em quentinhas o que foi pago, mas não totalmente devorado, sempre gerou enquetes à mesa:


– Pedimos pra levar ou não?


Certa vez eu e amigos bebericávamos cerveja na saudosa Cantina do Vicente quando observamos o casal ao lado iniciar uma caudalosa treta (na época chamada de "barraco", o

que acho muito mais elucidativo e sonoramente adequado).


Normal e acontece nos melhores relacionamentos. O lance é que haviam acabado de pedir farta porção de petiscos e no frigir dos ovos de codorna resolveram continuar a lavagem das peças, já não tão íntimas, em outras paragens, quem sabe já de olhos no sempre tonificante agito de bandeiras brancas e lençóis limpos.


O fato é que abandonaram ali na mesa os acepipes ainda fumegantes e perfumosos. Nos entreolhamos e sem muito debate ou considerações nos apossamos da prenda. Bolsos e estômagos vazios formavam uma convincente dobradinha. Mandamos ver sem o menor pejo.


Voltando aos dias atuais, ainda observo que a operação de transportar a xepa do convescote não se dá com tanto desembaraço. O pessoal da cozinha e os garçons até se esforçam para a feitura do embrulhinho ficar simpática, mas no geral sempre acaba com aquela aparência meio capenga.


Pois agora nossos problemas acabaram, como diriam os Cassetas! Eu já providenciei minha sacolinha do Coco Bambu! Com esse adereço desfilo meus espólios do maná como quem carrega uma embalagem da HStern. Saracoteio pelos finos corredores dos shoppings agitando minha quentinha como se fosse um lenço Dolce & Gabbana.


Mostro orgulhoso ao mundo que não sou um ogro glutão, devorador de primeira hora até da última anteninha de crustáceos. Mesmo que o seu conteúdo não seja um Camarão ao Thermidor e sim, metade de um parmegiana do Giraffas.

Comentários


bottom of page