top of page

Acirp solicita melhorias no Calçadão da General Osório

  • 7 de jan.
  • 2 min de leitura

As intervenções sugeridas ao município têm como objetivo restaurar áreas verdes danificadas, melhorar circulação e sombreamento, fortalecendo o comércio do Centro


A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) protocolou na Prefeitura Municipal um relatório da situação do Calçadão da General Osório, no Centro, com solicitações de melhorias.


A proposta tem como objetivo melhorar a área, local com alto fluxo de pedestres, intensificado no período de final de ano, e ponto vital do comércio central. O documento foi encaminhado após diagnóstico técnico in loco da arquiteta Nathalia Balzuweit Lopes, do ACI Requalifica, departamento especializado em melhorias urbanas da entidade.


O levantamento identificou impactos ambientais, deficiências na manutenção e trechos com infraestrutura comprometida. “Investir no Calçadão é fundamental para requalificação do Centro e pedimos uma atenção especial para essa área, que é o primeiro corredor comercial da cidade e um espaço afetivo para todos em Ribeirão Preto”, afirma Sandra Brandani, presidente da Acirp.


A área do calçadão mais afetada está entre as ruas Álvares Cabral e José Bonifácio. Segundo o relatório da Acirp, a falta de áreas com sombras é um ponto crítico, visto que a exposição ao sol intenso dificulta a permanência de pedestres.


Também observou-se a presença de mobiliários urbanos danificados, como lixeiras desalinhadas ou desgastadas, que atrapalham o fluxo. Há ainda a necessidade de remover raízes de árvores já mortas e realizar o replantio de espécies adequadas ao ambiente urbano.


Além disso, a entidade sugere a remoção das estruturas metálicas que comprimem os troncos e acabam matando as árvores, substituindo-as por cobertura vegetal adequada.

“O Calçadão é um dos principais locais de convivência do centro. Um ambiente com mais árvores, bem cuidado e esteticamente agradável tende a atrair mais consumidores e valorizar os negócios”, destaca Larissa Eiras, gerente Institucional da Acirp.

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page